Em sua apresentação na sexta-feira (07) na 16ª edição do Meeting Internacional, organizado pelo Lide – Grupo de Líderes Empresariais, em Roma, o governador Marconi Perillo fez um raio X da economia goiana aos empresários europeus, concitando-os a visitarem o Estado em busca de investimentos. Segundo o governador, Goiás tem uma economia pujante e atraente, que tem despertado interesse de vários grupos econômicos brasileiros e do exterior, como um mercado em expansão.

Marconi se apresentou como um gestor que compreende a economia mundial, principalmente diante das grandes transformações globais, como o fortalecimento da capacidade industrial asiática, as dificuldades vivenciadas pelo mundo financeiro dos países mais desenvolvidos, a volatilidade das moedas que até há pouco tempo eram fortes e, principalmente, a migração da dinâmica da economia da Europa e Estados Unidos para os países emergentes do hemisfério sul.

O tucano explicou como e onde investir em Goiás e apontou caminhos abertos para o capital europeu, principalmente na infraestrutura. Também deixou claro aos italianos que o Estado os aceita como parceiros para investimentos nos setores de saúde, segurança, energia e transportes. Ele ainda convidou os empresários para expansão de seus negócios em projetos tecnológicos e de inovação previstos para o eixo Goiânia/Brasília.

De acordo com Marconi, existem hoje 25 milhões de brasileiros que também são italianos e eles representam a maior força de integração entre os dois mercados. “A Europa tem mais investimentos no Brasil do que a soma de seus negócios nos países de explosão mercadológica como China, Índia e Rússia”, disse. Ele mostrou que Goiás é um nicho importante para o capital europeu estacionado em uma crise que só terá saída se buscar mercados emergentes como é o caso do Brasil e, especificamente, de Goiás.

O encontro do Lide – que nasceu no Brasil e tornou-se internacional – encontrou na Itália um interesse expressivo na sede da Confederação das Indústrias Italianas (Confindústria). Dezenas de empresários europeus, que decidem sobre os rumos da economia italiana, mostraram consciência de que a geografia econômica do Brasil não está mais restrita ao eixo Sul-Sudeste.

Três ministros brasileiros, quatro governadores, embaixadores do Brasil e Itália e todos os empresários se uniram no mesmo discurso. A crise que afeta o mundo tem no Brasil uma grande alavanca de superação. Os italianos admitiram que, se a economia europeia não se internacionalizar, não poderá sair da crise. Marconi encerrou a missão a Roma em jantar oferecido pelo Lide com a participação da embaixada brasileira.

fonte: o hoje

Deixe seu Comentário

All fields marked with an asterisk (*) are required