Faleceu na manhã desta terça-feira (8), a primeira mulher goiana a se eleger deputada estadual. Vítima de insuficiência múltipla de órgãos, Berenice Teixeira Artiaga faleceu aos 96 anos. Ela foi a primeira mulher goiana a se eleger deputada estadual, em 1951, na segunda Legislatura da Assembleia goiana.

O corpo será velado no saguão interno da Assembleia Legislativa das 13 às 17 horas. O sepultamento acontece no final da tarde no Cemitério Santana.

Por causa da tradição política que fez dela a primeira parlamentar estadual de Goiás, Berenice Artiaga é hoje nome de uma comenda concedida anualmente pela Assembleia Legislativa do Estado de Goiás às mulheres que se destacam no Estado.

Em 2008, com 92 anos, Berenice Artiaga concedeu entrevista à Agência Assembleia de Notícias, quando lembrou da época em que pertenceu ao Parlamento goiano. Frisou que sua passagem pela política foi esporádica, numa espécie de homenagem ao marido dela, ex-deputado Getulino Artiaga, que dá nome ao plenário do Parlamento goiano.

O mandato dela terminou em 1958, quando o Legislativo ainda funcionava em um prédio da Avenida Goiás. Somente em 1962 a Assembléia seria transferida para o atual prédio da Alameda dos Buritis. Berenice Artiaga manifestou seu contentamento em ser pioneira na política goiana, mesmo em uma situação que nunca desejaria – substituiu a candidatura de Getulino Artiaga, assassinado ao tentar separar uma briga em Nova Aurora, quando fazia campanha política dele e de Pedro Ludovico.

Fonte: Goiás Net

Deixe seu Comentário

All fields marked with an asterisk (*) are required