O lugar mais alto do pódio. Foi esta a posição de Goiás no resultado final da segunda etapa da Campanha Nacional de Vacinação contra a Poliomielite. A meta de imunizar 95% (418.813) das crianças menores de cinco anos de idade no Estado foi alcançada no dia 24 de agosto. O prazo para envio dos dados foi prorrogado pelo Ministério da Saúde até o dia 30 de setembro. Desde o dia D da campanha, realizado em 13 de agosto, 469.700 crianças goianas foram vacinas, o que representa 106,54%.
Ao iniciarem suas gestões, os superintendentes da Secretaria de Estado da Saúde (SES-GO) Executivo, Halim Antonio Girade, e de Vigilância em Saúde, Tânia Vaz, reuniram com a equipe técnica para analisar os atuais indicadores e propuseram um desafio: fazer com que Goiás ficasse em primeiro lugar no ranking nacional de vacinação contra a poliomielite. Após analisar os dados da primeira etapa da campanha, na qual o Estado terminou na quarta posição, a SES-GO definiu estratégias para conquistar seu objetivo.
O primeiro passo foi promover uma Oficina de Preparação da Campanha de Vacinação contra Poliomielite e de Seguimento Contra Sarampo. Mais de 300 profissionais, entre supervisores de atenção à saúde e de vigilância em saúde das Regionais de Saúde e coordenadores dos núcleos de vigilância epidemiológica de todos os municípios goianos, participaram do treinamento. O encontro abordou diversos assuntos, entre eles: Situação Epidemiológica do Sarampo no mundo, no Brasil e em Goiás; Situação Epidemiológica da Poliomielite: Cenário global e nacional; Eventos adversos da pós vacinação; Registro de doses aplicadas na campanha; Avaliação das coberturas vacinais; e Situação Epidemiológica da Hepatite B em Goiás. Também houve espaço para discussões.
 Além disso, o secretário Antônio Faleiros Filho mobilizou o governador Marconi Perillo para uma reunião com prefeitos, secretários municipais de saúde, representantes do Ministério Público, de entidades de classe e da sociedade civil para o lançamento da segunda etapa da campanha e entrega de certificados para os 226 municípios e supervisores das cinco Regionais de Saúde que alcançaram a cobertura vacinal igual ou superior a 95% na primeira etapa. O evento reuniu mais de 200 pessoas e foi destaque na mídia goiana, que alertou a população sobre a importância de imunizar as crianças.
Reconhecimento
 Estratégias de apoio às Regionais de Saúde e aos municípios foram adotadas durante todo o período da campanha para monitorar a cobertura e dar o suporte logístico necessário. Agora, após o esforço de todos para levar Goiás ao topo da vacinação, será o momento de reconhecer o trabalho. Os municípios que alcançaram ou até mesmo ultrapassaram a meta estabelecida receberão, do secretário da Saúde, uma carta verde, um certificado que comprova os bons índices atingidos pela cidade na campanha.
A SES-GO também entregará outros dois tipos de cartas, uma amarela, para aqueles municípios que ficaram na média da cobertura, e uma vermelha, para os que não atingiram o objetivo de vacinar, no mínimo, 95% das crianças na faixa etária. Com esses municípios, a secretaria irá fazer um trabalho especial de assistência com capacitações, identificação das dificuldades e planejamento de ações. “O nosso objetivo é um só: elevar os índices nas campanhas em todas as 246 cidades e fazer com que as crianças goianas estejam protegidas contra essas doenças”, ressalta Halim Girade.
Sarampo – Goiás ocupa a 5ª posição na Campanha de Vacinação contra o Sarampo, que terminou no último dia 30. Foram imunizadas 533.003 crianças de 1 ano a 7 anos em todo o Estado, uma cobertura de 98,78% e homogeneidade de 86,18%, ou seja, 212 municípios atingiram a meta de 95% de cobertura preconizada pelo Ministério da Saúde (MS).
Segundo a gerente de Imunização da SES-GO, Clécia Vecci, nesta quarta-feira, 5, será realizada na Superintendência de Políticas de Atenção Integral à Saúde (Spais) capacitação com os supervisores de imunização dos 34 municípios que não atingiram a meta para avaliar se os dados são reais (monitoramento rápido de cobertura) e fazer com que todos atinjam o objetivo estabelecido pelo MS.

Fonte: SES

Deixe seu Comentário

All fields marked with an asterisk (*) are required