Para prevenir a disseminação da poliomielite e do sarampo, além de reforçar a proteção coletiva à comunidade, a Prefeitura de Goiânia, por meio da Secretaria Municipal de Saúde (SMS), promove ação imunizadora no próximo sábado (13), a partir das 8 horas, durante o Mutirão da Prefeitura, que acontece este final de semana no Conjunto Riviera, região leste da Capital. Os postos de atendimento funcionarão até as 17 horas. A vacinação contra poliomielite ocorre somente no sábado (13). Já a imunização contra o sarampo pode ser feita até o dia 16 de setembro.

Todas as crianças menores de cinco anos deverão receber a dose da vacina sabin – contra o vírus da pólio -, com exceção das que foram vacinadas até duas semanas antes da campanha, que apresentam reações aos componentes da vacina ou as imunologicamente deficientes e portadoras de infecções agudas. Já a tríplice viral, contra o sarampo, vai estar disponível a todas as crianças com idade entre um e seis anos, exceto aquelas que receberam a dose até duas semanas antes da campanha, que tiveram reação alérgica anteriormente à vacina, com imunodeficiências congênitas ou adquiridas graves ou que fizeram tratamento prolongado com imunossupressores ou que possuem infecção sintomática pelo HIV.

Os pais poderão levar os filhos para vacinar contra a poliomielite em qualquer um dos 294 postos de vacinação – unidades de saúde e postos volantes (farmácias, shoppings, supermercados, escolas, igrejas e outros) – localizados nos sete Distritos Sanitários da capital. As crianças que vão receber a dose contra o sarampo poderão se vacinar apenas nas unidades de saúde. Mais de 1,5 mil trabalhadores capacitados estarão disponíveis nas unidades e postos de saúde para oferecer à população serviço de qualidade. É obrigatória a apresentação do cartão de vacinação.

Doenças
A poliomielite e o sarampo são doenças virais altamente contagiosas que afetam principalmente as crianças. No Brasil, ambas foram erradicadas, mas ainda há o risco dessas patologias voltarem, já que em outros países existem pessoas infectadas com os vírus. Se não tratadas, elas podem causar complicações sérias à saúde como a paralisia muscular, no caso da poliomielite. Isso porque as crianças são mais susceptíveis aos vírus.

.

Fonte: Goiasnet

Deixe seu Comentário

All fields marked with an asterisk (*) are required