Poupança antiga segue como investimento atrativo diante do cenário de juro baixo, segundo consultora; orientação é diversificar e fazer do risco uma oportunidade

O Comitê de Política Monetária (Copom) do Banco Central (BC) manteve nesta quarta-feira, 16, a taxa básica de juros da economia, a Selic, em 7,25% ao ano. A decisão reforça o desafio do investidor de buscar estratégias para aumentar a rentabilidade das aplicações. Para ter ganho acima da inflação no atual cenário é necessário ficar atento às taxas e aos impostos, afirma a consultora financeira Marcia Dessen.

Segundo ela, a poupança antiga – que rende 0,5% ao mês e inclui os depósitos feitos até maio de 2012 – segue como investimento atrativo e deve ser mantida. Já a nova caderneta tem rentabilidade de 70% da taxa Selic, mas segue isenta de custos.

A orientação, segundo a consultora, é pesquisar os custos das aplicações e tentar barganhar taxas mais interessantes. Ao diversificar a carteira, diz Marcia, o investidor divide e gerencia melhor os riscos, fazendo deles uma oportunidade de ganhos maiores.

A consultora respondeu seis perguntas de leitores do Estado sobre diferentes investimentos. As demais questões que foram recebidas pela redação serão respondidas nas próximas segundas-feiras na coluna do economista Fábio Gallo, publicada no jornal impresso.

Fonte: Estadão

Deixe seu Comentário

All fields marked with an asterisk (*) are required