O coronel Edson Costa Araújo assume nesta segunda-feira (28/11) o comando da Polícia Militar (PM) em substituição ao coronel Raimundo Nonato. A mudança foi uma das anunciadas na última sexta-feira pela Secretaria de Segurança Pública, que também mudou as cúpulas da Polícia Civil e da Agência Goiana do Sistema de Execução Penal (Agsep). A cerimônia de troca de comando está marcada para 8h45, na Academia da Polícia Militar.

Edson Costa, que era do gabinete de Gestão de Segurança no Entorno do DF, foi comandante geral da PM entre fevereiro de 2006 e novembro de 2008. Entre as mudanças esperadas com a troca de comando está o retorno do grupo Rondas Ostensivas Táticas Metropolitanas (Rotam) às ruas, com farda preta, como anunciado pelo secretário de Segurança Pública, João Furtado, pelo Twitter.

Há oito meses, o governo do Estado trocou as cores dos uniformes e das viaturas da Rotam para a cor cáqui, como o restante da corporação. A mudança foi implementada depois da operação da Polícia Federal Sexto Mandamento, que prendeu policiais acusados de participar de grupos de extermínio em Goiás.

Mudanças
Além da entrada do coronel Edson Costa Araújo na PM, a SSP também anunciou mudanças na Polícia Civil, que passa a ser comandada pela delegada Adriana Accorsi. O delegado Edemundo Dias sai da pasta para assumir a Agsep, antes presidida por Edilson de Brito. As mudanças são baseadas, segundo nota divulgada pela SSP, em quesitos da meritocracia como gestão técnica, eficiência e com foco em resultados. “A determinação do chefe do Poder Executivo e do Secretário compreende o imediato e incansável enfrentamento da violência e da criminalidade, de molde a contê-las e reduzir os índices em prazos aceitáveis”.

Primeira mulher a assumir a direção geral da Polícia Civil, Adriana Accorsi afirmou que pretende, inicialmente, conhecer a estrutura da Polícia Civil para, só então, realizar as mudanças que considerar necessárias. Edemundo Dias informou, por meio de sua assessoria de imprensa, que irá se pronunciar sobre as mudanças na SSP nesta semana.

fonte: a redação

Deixe seu Comentário

All fields marked with an asterisk (*) are required