Veja as consequências do pecado nos tempos de Elias

Então, Elias, o tesbita, dos moradores de Gileade, disse a Acabe: Tão certo como vive o SENHOR, Deus de Israel, perante cuja face estou, nem orvalho nem chuva haverá nestes anos, segundo a minha palavra. 1 Reis 17.1

Nos tempos de Elias, Israel sofria com uma grande seca. Havia miséria pela falta de chuvas. A Bíblia cita a fome extrema em cidades como Sarepta e Samaria, por exemplo. A restrição era tão grande que Acabe, um monarca de Israel mau diante de Deus, chamou seu mordomo Obadias para ajudá-lo a encontrar ervas para os cavalos comerem.

A água havia se tornado um recurso escasso e, por consequência, de muito valor. Porém, o que teria feito Acabe de tão mau para que Deus permitisse a seca sobre ele e seu reinado?

Reis irresponsáveis de Israel

Após anos de um império glorioso, o rei Salomão perdeu tudo. A Bíblia narra que ele tinha muitas mulheres estrangeiras em sua casa. Havia mulheres moabitas, amonitas, edonitas, sidônias (fenícias) e de outras nações da região de Canaã que adoravam seus deuses. Então, Salomão se contaminou com a crença dessas mulheres e cultuou Asterote, a deusa da fertilidade dos sidônios, e Milcom, também conhecido comoMoloque, um deus dos amonitas.

Depois da morte de Salomão, Jeroboão, que não era o herdeiro direto do trono de Israel, assumiu o reinado. Roboão, o herdeiro de Salomão, mudou-se com toda a tribo de Judá para Jerusalém, onde eram feitos os sacrifícios para Deus. Para que os israelitas não ofertassem mais ao Senhor em Jerusalém e se juntassem a Roboão, Jeroboão decidiu construir dois bezerros de ouro para que o povo os adorasse em Betel e Dã.

Essa decisão, obviamente, custou muito caro para Jeroboão, que não teve sua linhagem continuada. E a partir dele, Israel teve sucessivos reis maus e irresponsáveis para com Deus.

Como é narrado no Livro Sagrado, Acabe, que era filho de Onri, fez coisas piores que seu pai e os reis do passado; e ainda casou-se com Jezabel, que adorava Baal. O casal ergueu altares para os deuses falsos e matou os profetas do Criador. Não tinham respeito por Deus. Por isso, Elias determinou para Acabe queuma grande seca viria.

O fim da seca

Contudo, no terceiro ano de estiagem, Deus falou para Elias que daria chuva a Israel e que desejava restituir a união que havia com Seu povo. Foi então que Elias desafiou os 450 profetas de Baal e os 400 de Aserá no Monte Carmelo, mostrando que Deus era vivo e poderoso. Ao ver as chamas consumindo o sacrifício, os israelitas adoraram ao Criador, compreendendo Sua autoridade.

Por fim, após a restituição da união do povo para com o Senhor, uma forte chuva caiu sobre a terra. “Dentro em pouco, os céus se enegreceram, com nuvens e vento, e caiu grande chuva. Acabe subiu ao carro e foi para Jezreel.” 1 Reis 18.45

E a sua vida, está uma grande seca?

Fonte: http://goo.gl/wN5tNS

Deixe seu Comentário

All fields marked with an asterisk (*) are required