Projeto prevê fim de 11 secretarias; funções serão feitas por outras pastas, corte foi motivado após reajuste no IPTU não ser aprovado por vereadores.

O prefeito de Goiânia, Paulo Garcia (PT), anunciou nesta quarta-feira (11), uma reforma administrativa que vai extinguir 11 secretarias. O objetivo é promover uma economia de R$ 72 milhões aos cofres públicos. Além disso, será a criada a Agência de Turismo e Lazer. O projeto será encaminhado para a Câmara de Vereadores para ser votado.

Durante a coletiva de imprensa, o prefeito explicou que a redução de 27 para 16 secretarias visa dar mais eficiência aos serviços públicos e adequar-se às metas fiscais do município.

Serão extintas as pastas de Habitação; Gestão de Pessoas; Casa Civil; Juventude; Igualdade Racial; Deficiência e Mobilidade Reduzida; Ciência, Tecnologia e Inovação; Turismo, Esporte e Lazer; Fiscalização e duas extraordinárias. As funções dessas secretarias serão incorporadas por outras. Além da extinção de secretarias, o prefeito informou que também vai criar a Agência de Turismo e Lazer, que irá incorporar o Parque Mutirama e o Zoológico.

Garcia ressaltou ainda que a necessidade dessa reforma se deu após o projeto de atualização da Planta de Valores do Imposto Predial Territorial Urbano (IPTU) não ser aprovada pelo legislativo. Outro ponto que contribuiu para essa medida foi a atual crise financeira mundial.

Esses cortes representam uma redução de aproximadamente 25% no orçamento total do município. O prefeito informou que haverá corte no quadro de servidores, mas não divulgou quantos cargos serão extintos. Ele também não anunciou o nome dos novos secretários e afirmou que só divulgará a lista se o projeto for aprovado pelos vereadores.

Fonte: http://goo.gl/0ir8vO

Deixe seu Comentário

All fields marked with an asterisk (*) are required