Ação conjunta de pastas da administração visa garantir a eliminação de criadouros do mosquito Aedes aegypti na Região Norte. Foco da iniciativa é promover o envolvimento da população na contínua fiscalização às próprias moradias e incentivo a denúncias de práticas ilegais

Os setores Jaó, Santa Genoveva e Negrão de Lima recebem nesta sexta-feira, 20, a partir das 8 horas, grande mobilização organizada por equipes de cinco órgãos da prefeitura. Trata-se da Força Tarefa que irá percorrer ruas e avenidas da Região Norte de Goiânia, levando serviços dos agentes endêmicos de combate à Dengue, além dos trabalhos de fiscalização, remoção de entulhos, roçagem, tapa-buracos, iluminação, entre outros. A união das secretarias municipais de Saúde (SMS), Fiscalização (Sefis), Obras (Semob), Agência Municipal do Meio Ambiente (Amma) e Companhia de Urbanização de Goiânia (Comurg) resultará em múltiplas ações para conter a proliferação de focos do mosquito Aedes aegypti em um local que, de acordo com relatório da SMS, tem o segundo maior índice de incidência entre as regiões da cidade.

A concentração para início dos trabalhos está marcada para ocorrer no Parque Beija-Flor, localizado na Avenida Venerando de Freitas Borges, Setor Jaó. A partir deste ponto, operação seguirá com serviços de fiscalização e urbanização aos imóveis e lotes baldios, atuando nesta, que é uma região onde há predominância de casas com jardins e piscinas, muitas delas encontram-se fechadas, o que é ambiente propício para proliferação do mosquito. A área do Setor Jaó, por exemplo, é brejosa e produz muita massa verde, fato que já levou a Comurg a fazer, somente em 2015, duas ações intensivas para remover entulhos, ocasionando o recolhimento de mais de seis mil toneladas de resíduos.

De acordo com o presidente da Comurg, Ormando José Pires Júnior, coordenador da operação desta sexta, “esta é a terceira vez que o órgão atua no Setor Jaó e imediações”. O gestor acredita que o trabalho de limpeza da Companhia é fundamental para a cidade, mas não produzirá resultados mais amplos se não houver a participação de todos os moradores. “O que nós temos percebido é que a população já incorporou uma consciência mais apurada quanto à forma correta de disposição de resíduos, e vem buscando a contratação de empresas credenciadas. No entanto, ainda existem os que insistem em realizar o descarte clandestino, o que tem gerado várias multas por parte dos fiscais da Comurg”, destaca o presidente.

E é esta co-responsabilidade do cidadão nas ações de combate à dengue que será destaque na Força Tarefa promovida pela prefeitura. O motivo desse foco é um alto índice registrado pela SMS, mostrando que 80% dos criadouros estão dentro das casas. Por esta razão, a Secretaria de Saúde colocará 250 agentes dos distritos Norte, Leste e Campinas/Centro para visitar 100% dos domicílios, visando a eliminação de criadouros do mosquito transmissor da dengue e orientação aos moradores. Profissionais farão bloqueio de casos e vistoria em pontos estratégicos, como ferro velhos, borracharias e floriculturas, locais onde o nível de risco da proliferação do mosquito é maior. Durante ação dos agentes, a Sefis e Amma também atuarão com o trabalho dos fiscais que poderão aplicar penalidades aos proprietários que não cumprirem com as ações corretas de limpeza.

Nas residências, será fiscalizada a manutenção dos imóveis, sendo averiguados se há isenção de água parada, se estão limpos, sem acúmulo de lixo, de materiais inservíveis e de outros materiais que possam acumular água. A ideia é promover a sensibilização, a absorção de conhecimentos e a mudança de atitudes e práticas da população, estimulando sua participação efetiva para reduzir a incidência da doença no município. Se detectada conduta irregular no domicílio ou em lotes baldios, dono ou locatário poderá ser punido, de forma alternativa ou cumulativa, com as penalidades de advertência, multa, apreensão, inutilização ou interdição. Os valores das multas que constam na legislação variam de R$ 517,06 a R$ 1.000,70. Ao infrator reincidente, a multa é computada em dobro.

Urbanização e Obras
Os serviços executados pela SMS, Sefis e Amma serão complementados por significativas atuações da Comurg e Semob. A Companhia designará 230 funcionários que cumprirão o cronograma de remoção de entulho e lixo, coleta de lixo orgânico, coleta seletiva, varrição, roçagem de áreas públicas e dos lotes baldios devidamente notificados, combate de pragas, reparos em brinquedos, bancos e lixeiras de praças, poda ou extirpação de árvores com laudo fitossanitário da Amma e poda de grama.

Já a Semob realizará serviços de tapa-buracos em todas as ruas dos três setores programados, além de fazer a limpeza das bocas de lobo. Três equipes da pasta percorrem, desde hoje, 19, as ruas dos setores tapando os buracos. Amanhã, 20, outras três equipes fazem a conservação das bocas de lobo, sendo também responsabilidade do órgão a troca de lâmpadas nos bairros onde ocorre a Força Tarefa.

Esse complexo estrutural que a Prefeitura de Goiânia disponibiliza para redução efetiva dos casos de dengue no município não será limitado à Região Norte da cidade. A próxima operação, seguindo os mesmos moldes de ações conjuntas entre as cinco pastas da administração municipal, já tem data e local marcado. Será no dia 03 de março, na Região Sudoeste.

Serviço
Assunto: Prefeitura promove Força Tarefa na Região Norte da Capital
Data: 20 de fevereiro de 2015, sexta-feira
Horário: a partir das 8 horas
Local: Concentração no Parque Beija-Flor (Avenida Venerando de Freitas Borges), Setor Jaó
Contato: Assessoria de Comunicação da Comurg (62) 3524-8573 / João de Oliveira (62) 8417-6529

Por Luciana do Prado, da diretoria de Jornalismo – Secretaria Municipal de Comunicação (Secom)

Fonte: http://goo.gl/SNjC4J

Deixe seu Comentário

All fields marked with an asterisk (*) are required