As atenções do cinema do Centro Cultural Banco do Brasil – Brasília estarão voltadas para a inserção social das pessoas com deficiência entre os dias 13 e 25 de setembro, quando será realizada a 5ª edição do Assim Vivemos – Festival Internacional de Filmes sobre Deficiência. O festival chega à capital federal depois de passar pelo CCBB do Rio de Janeiro (de 16 a 28 de agosto) e daqui segue para o CCBB de São Paulo (de 5 a 16 de outubro).

Quebrar preconceitos e lutar pela inclusão social das pessoas com deficiência por meio da arte são as premissas do festival. Serão exibidos 28 filmes de 12 países com abordagens e estéticas variadas, curtas, médias e longas-metragens nas categorias ficção e documentário, todos com o tema da inclusão.

A inclusão não está apenas no enredo dos filmes. Desde a primeira edição, o festival oferece a audiodescrição para pessoas com deficiencia visual, feita por dois atores em todas as sessões, transmitida para fones de ouvidos disponibilizados para o público. Há versões dos catálogos em Braille. Em todos os filmes são inseridas legendas closed caption, sistema que inclui informações extra-diálogos (para o público de pessoas com deficiência auditiva). E nos debates, temos intérpretes de LIBRAS, para que as pessoas surdas também possam participar.

O festival, além de exibir filmes internacionais e nacionais inéditos, tem como objetivo promover uma discussão estética cinematográfica que acrescenta  muito na formação cultural de um público diversificado. “A programação forma um mosaico surpreendente e esclarecedor, com filmes que trazem a pessoa com deficiência para a cena principal. Os filmes selecionados mostram os personagens de uma maneira positiva, com ênfase nas vitórias de cada personagem, mas sem fugir das complexidades e dos conflitos comuns a todo o ser humano”, afirma a diretora do Assim Vivemos, Lara Pozzobon.

Entre os filmes que compõem a programação deste ano, os produtores destacam algumas produções. O americano Incluindo Samuel coloca em foco a educação inclusiva; Quando Brilha um Raio de Luz, do Irã, mostra a bela relação de companheirismo entre duas irmãs; Downtown, da Polônia, acompanha a realização de um ensaio fotográfico com jovens com síndrome de Down; e O Tempo de Suas Vidas, do Reino Unido, coloca em perspectiva as deficiências incontornáveis da terceira idade, apresentando um surpreendente grupo de mulheres inglesas octogenárias e nonagenárias, que contam histórias sobre seu passado. Entre os brasileiros, destaque para Aloha, da diretora Paula Maia dos Santos, curta realizado em 2010 sobre o tema do surf como um esporte de inclusão; e Dois Mundos, de Thereza Jessouroun, sobre surdos com implantes cocleares.

Debates

Além da exibição dos filmes, a programação do Assim Vivemos inclui quatro debates. No dia 15 de setembro o tema será surdez e implante coclear; no dia seguinte é a vez de o público discutir a educação inclusiva; o terceiro debate será no dia 22 de setembro e trará o tema deficiência visual e acessibilidade; fechando o clico de debates, o tema Síndrome de Down e a vida adulta será apresentado dia 23.

Histórico

O Assim Vivemos teve sua primeira edição em 2003 no Rio de Janeiro e em Brasília. A segunda edição do evento, em 2005, ampliou seu alcance em vários aspectos: as formas de divulgação se sofisticaram, o público triplicou nas duas cidades e alguns novos itens foram acrescentados ao formato original. Em 2007, o projeto teve dois itens que serviram para ampliar ainda mais o alcance do público: aluguel de ônibus e agendamento de visita de grupos da periferia ou de instituições carentes de pessoas com deficiência; e, graças ao co-patrocínio da Petrobrás nessa edição, foi possível o lançamento do DVD dos Curtas Premiados do Público. Essa ação está tendo um enorme impacto pela sua capacidade de multiplicação e democratização da informação.

 Serviço:

Assim Vivemos – Festival Internacional de Filmes sobre a Deficiência.
Mostra competitiva de 28 filmes nacionais e internacionais que têm como tema a inclusão social das pessoas com deficiência.
De 13 a 25 de setembro.
Entrada franca, mediante a retirada de ingressos com uma hora de antecedência de cada sessão.
Classificação Livre.
Informações: 3108-7600.
Assessoria de imprensa: Tátika Comunicação e Produção – 3274-2190/ 3273-6998.

fonte: agência brasil

Deixe seu Comentário

All fields marked with an asterisk (*) are required