Já faz parte do batismo e quem compareceu ao lançamento do Festival Gastronômico Chica Doida de Quirinópolis, ontem na Assembleia Legislativa de Goiás, teve que vestir o avental. É assim que a prefeitura do município saúda e convida todo mundo pra participar da festa.

O festival chega à terceira edição e concretiza a importância culinária da cidade entre as riquezas do estado de Goiás. Foi nesse município de 50 mil habitantes, onde mora Dona Petronília Ferreira Cabral, que a Chica Doida nasceu. Ela criou a receita 56 anos atrás, e hoje ,já com 86 anos de idade, Dona Petronília foi representada no lançamento do Festival pela filha, Marta Rocha, que falou com orgulho:” pra família é uma honra poder ter o feito da mamãe ajudando a projetar Quirinópolis lá fora econstantemente recebemos ligações de longe, de gente querendo que nós passemos a receita original da Chica Doida, coisa que a gente faz com todo prazer”!
 
Dona Petronília não pôde comparecer ao lançamento, mas a Dona Nilda Aparecida Cabral, 67, afilhada de dona Petronilia marcou presença e ela pôde contar que a história da receita é verdadeira. Ela estava no grupo de pessoas que foram as primeiras a degustar o prato, durante uma pamonhada, há mais de 50 anos e se lembra da reação que teve: “ a gente era criança e por isso não gostava muito de pimenta. O sabor ardeu até , mas depois aprendi a apreciar, valorizo e faço com muito gosto o prato que eu estava lá e vi nascer”.
 
A estrela da festa, a Chica Doida, também veio e foi degustada durante o café da manhã ao som da Orquestra de Violeiros deQuirinópolis. O prefeito, Gilmar Alves, discursou lembrando que “O festival nasceu para valorizar essa iguaria que é vendida em qualquer rua da cidade e que tem ajudado a projetar o município por todo canto do país”. Entre as autoridades presentes estavam o diretor técnico do Sebrae- GO , Wanderson Portugal, o ex-prefeito de Goiânia, Iris Rezende, a secretária municipal de Educação, Neide Aparecida que representou o prefeito de Goiânia ,Paulo Garcia e o deputado estadual pelo PMDB , Paulo César Martins.

Além do Festival Gastronômico que vai acontecer de 10 a 13 de maio, a Chica Doida de Quirinópolis , este ano, vai agregar uma programação variada que valoriza a tradição das quadrilhas no município. Acontecem junto às margens do Lago Sol Nascente, o 8° Arraiá do Povo e a 7ª Carroçada. Estudantes de escolas municipais, estaduais e particulares vão dançar e se empenhar para vencer o concurso da “Chica Mais Doida” com receitas originais e saborosas a serem julgadas pelos três chefes de cozinha quecomandam a culinária da festa: Emiliana Azambuja, Mariana Rodrigues e Eduardo de Castro.
            
O Trio preparou pratos imperdíveis para os mais de 30 mil visitantes que estão sendo esperados nos 4 dias da festa. Além de degustar, o público pode também aprender a fazer através das oficinas gastronômicas que fazem parte da programação. E pra corresponder a altura também no quesito diversão, estão previstos shows com Amado Batista, Almir Sater e Trio Bravana.

Reportagem: Sonea Stival/Renata Costa/ Ana Cleia Souza participou do lançamento do 3º Festival Gastronômico Chica Doida de Quirinópolis.   ANA CLEIA – FESTIVAL

 

Deixe seu Comentário

All fields marked with an asterisk (*) are required