Num gesto político, a presidente Dilma Rousseff convocou os governadores e os prefeitos das mais populosas cidades do Brasil para anunciar projetos de infraestrutura, mas os recursos anunciados ontem em Brasília já estavam previstos desde 2010 no PAC 2 (Programa de Aceleração do Crescimento).

A novidade do evento foi a definição dos projetos que receberão os recursos provenientes do programa federal nas áreas de saneamento, pavimentação e mobilidade.

A presidente já havia anunciado o “pacote de bondades” a milhares de prefeitos no final de janeiro deste ano: “No início de fevereiro, os valores de cada município selecionado serão divulgados e imediatamente estarão liberados”, afirmou a presidente na ocasião.

Ela disse ainda que cidades com menos de 50 mil habitantes ganhariam retroescavadeiras e motoniveladoras compradas pela União.

Naquela ocasião, Dilma havia prometido R$ 66,8 bilhões a prefeitos como se os recursos fossem novos, apesar de a verba estar prevista no programa desde 2010.

O anúncio feito ontem em Brasília refere-se à metade do valor anunciado em janeiro (R$ 33 bilhões). A outra metade do dinheiro virá em uma nova leva –que vai incluir creches, pré-escolas e projetos de outras áreas, a serem definidos neste ano, segundo os ministros Aguinaldo Ribeiro (Cidades) e Miriam Belchior (Planejamento).

Fonte: Folha

Deixe seu Comentário

All fields marked with an asterisk (*) are required