A Secretaria da Educação abre nesta quarta-feira (10) as inscrições para os exames de Educação de Jovens e Adultos (EJA), nova denominação do antigo exame supletivo – um processo de avaliação com certificação parcial ou de conclusão dos ensinos fundamental e médio. O período de inscrição vai até o dia 26 de agosto e as provas serão realizadas nos dias 29 e 30 de outubro em escolas de 17 cidades em todo o Estado. A expectativa do número de candidatos tem base nos números de 2010, com cerca de 30 mil inscrições. Desses, cerca de 40% não fizeram as provas.

A informação foi passada hoje em coletiva da superintendente de Programas Educacionais Especiais da Secretaria, Edivânia Braz Rodrigues, acrescentando que para os exames de ensino fundamental os candidatos devem ter o mínimo de 15 anos completos e, para os exames de ensino médio, a idade mínima deve ser de 18 anos. Os interessados em obter a certificação devem preencher a ficha de inscrição, disponível no endereço eletrônico www.supletivo.go.gov.br.

Os exames supletivos serão realizados nos municípios de Anápolis, Aparecida de Goiânia, Catalão, Formosa, Goianésia, Goiânia, Goiás, Iporá, Itumbiara, Jataí, Luziânia, Mineiros, Porangatu, Posse, Rio Verde, São Miguel do Araguaia e Uruaçu, o que atende todas as regiões do Estado. O gabarito oficial das provas será divulgado no dia 4 de novembro, no mesmo site das inscrições, onde também já está disponível o edital.

As provas
Segundo a programação, no dia 29 de outubro os inscritos para o ensino fundamental vão fazer provas de Língua Portuguesa e História, pela manhã, e de Geografia e Ciências, à tarde. Já os de ensino médio farão provas de Língua Portuguesa e História, pela manhã, e de Geografia, Biologia e Sociologia, à tarde. No dia 30 ao candidatos de ensino fundamental têm provas de Matemática e Inglês, de manhã; e os de ensino médio fazem provas de Matemática e Inglês, pela manhã, e de Química, Física e Filosofia, à tarde.

Segundo Edivânia Rodrigues, os exames de EJA vão abranger conteúdos específicos de cada disciplina, de acordo com o nível de ensino. Os programas dos conteúdos podem ser encontrados no mesmo endereço eletrônico que vai receber as inscrições.

As provas de Língua Portuguesa, tanto para o ensino fundamental quanto para o ensino médio vão constar de duas partes: a primeira com 20 questões de múltipla escolha, perfazendo o total de seis pontos. A segunda parte será uma questão de redação com o valor total de quatro pontos. Na certificação do ensino fundamental o Inglês é opcional.

Mais informações: 3201-3020

 

Fonte: Agência Goiana de Comunicação

Deixe seu Comentário

All fields marked with an asterisk (*) are required