A rede social Twitter anunciou no seu blog oficial, que agora tem a capacidade de bloquear a publicação de tweets em determinado país de acordo com normas locais de liberdade de expressão.

A empresa afirmou que devido ao continuo crescimento do site e expansão internacional do mesmo, os tweets postados pelos usuários pode ferir os limites da liberdade de expressão e provocar um choque cultural em determinados países.

“À medida que continuamos crescendo em nível internacional, vamos entrar nos países que têm diferentes ideias sobre os limites da liberdade de expressão”, afirmou o Twitter em seu blog.

Antes só era possível eliminar mensagens a nível mundial. Agora com a mudança no microblogging, a empresa passa a ter o poder de ocultar a mensagens em regiões específicas e mantê-la disponível no resto do mundo.

Como justificativa, a rede social argumentou que existem países que têm idéias de liberdade de expressão diferentes das praticadas pelo Twitter. “Algumas diferem tanto, que nós não conseguimos existir nesses países. Outras são parecidas, mas, por razões históricas ou culturais, restringem certo tipo de conteúdo – como na França e na Alemanha que proíbem mensagens pró-nazistas”, explicava um post no blog oficial da companhia.

 Apesar de ter dado o aviso, a companhia não especificou quais países serão afetados, como as mensagens e conteúdos a serem censurados serão determinados. Porém, ela firmou que quando um post censurado aparecer na linha do tempo do usuário, ele será especificado.

O Google já utiliza esta tecnologia para limitar o acesso de vídeos postados pelos usuários em determinando países. Onde os post ficam indisponíveis de acordo com as políticas de direitos autorais.

O Twitter desde sua criação em 2006 por Jack Dorsey, ganhou extensa notabilidade e popularidade por todo mundo. Algumas vezes é descrito como o SMS da Internet.

Deixe seu Comentário

All fields marked with an asterisk (*) are required