A Universidade de Harvard e o MIT (Instituto de Tecnologia de Massachussets), renomadas instituições de ensino dos EUA, anunciaram nesta semana uma parceria para oferecer versões online das aulas de seus cursos da graduação em uma plataforma tecnológica chamada EdX.

Não é de hoje que renomadas universidades norte-americanas oferecem cursos online gratuitos sobre diversos assuntos. Tanto Harvard quanto o MIT já ofereciam vídeos com aulas sobre diversos assuntos. A diferença é que a EdX incluirá, além dos vídeos, testes online, tira-dúvidas em tempo real, ranking de perguntas e respostas dos estudantes e laboratórios web colaborativos.

Essa novo serviço foi desenvolvido com base na plataforma online já existente para oferecer os cursos do MIT, a MITx, anunciada em dezembro de 2011.

Seu primeiro curso, de Circuitos e Eletrônica, começou em março e registrou cerca de 120 mil alunos. Aqueles que concluírem o curso receberão um certificado de domínio e de um grau, mas sem crédito oficial.

Da mesma forma, cursos de EDX irá oferecer um certificado, mas vai levar nenhum crédito. Serão oferecidos cursos não apenas de engenharia mas também de humanidades.

A união das duas universidades foi feita no formato de uma “joint venture sem fins lucrativos”. Em seu material de comunicação, a EdX ressalta que as aulas online nunca poderão substituir o modelo tradicional de educação superior, mas que podem melhorar e acrescentar experiências diferentes de ensino e aprendizado em ambas as universidades.

Laboratório de observação

O MIT e funcionários de Harvard destacou que iriam usar a nova plataforma on-line não apenas para construir uma comunidade global de alunos on-line, mas também para pesquisar métodos de ensino e tecnologias.

Por exemplo, um pesquisador da Escola de Harvard da Educação, usando o curso de Circuitos do MITx, descobriu que a maioria esmagadora dos estudantes prefere ler notas manuscritas do que as mesmas notas apresentadas em PowerPoint.

Tendência

No mês passado, as universidades de Stanford, Princeton, Pensilvânia e Michigan anunciaram sua parceria com uma nova empresa com fins lucrativos, a Coursera.

A tecnologia para a aprendizagem on-line está evoluindo tão rapidamente que os responsáveis por esses novos empreendimentos dizem que as ofertas ainda são experimentais.
“Meu palpite é que o que acabamos fazendo daqui a cinco anos será muito diferente do que fazemos agora”, disse o reitor Alan M. Garber, de Harvard, ao New York Times. Ele ficará encarregado de envolvimento da universidade.

A EdX, que deverá oferecer aos seus cinco primeiros cursos a partir de setembro, será supervisionada por uma organização sem fins lucrativos, em Cambridge, de propriedade e regido em partes iguais pelas duas universidades, cada um dos quais comprometeu US $ 30 milhões para o projeto.

Fonte: Uol educação / informações do New York Times

Deixe seu Comentário

All fields marked with an asterisk (*) are required