A capa de gelo no Ártico diminuiu para perto dos mínimos históricos devido às altas temperaturas registadas nos últimos meses, segundo o Centro Meteorológico da Rússia (WRC).

 Neste momento, o gelo do Ártico ocupa uma área de 6,8 milhões de quilómetros quadrados, próximo do mínimo registado em 2007, segundo o site CMR.

 Todos os mares do Ártico encontram-se abaixo do padrão em relação à sua superfície gelada das águas da parte europeia da Rússia. Especificamente, a superfície de gelo no sudoeste do mar de Kara é de 56% abaixo do normal, enquanto no caso do Mar de Chukotka essa porcentagem é de 35%.

 esta razão, as condições para a navegação através das águas do Ártico são consideradas muito boas, uma tendência que se manterá até setembro.O CMR informa que durante este mês quase todas as rotas de navegação árticas estão livres para a navegação de outros navios, sem ser quebra-gelos.

 A redução da capa de gelo que cobre o Oceano Ártico, devido ao aquecimento global, já permitiu que em 2010 um petroleiro russo reabrisse a rota marítima ártica, alternativa ao canal de Suez e que estava encerrada ao tráfego comercial.

(3) Comments

Deixe seu Comentário

All fields marked with an asterisk (*) are required