A produção do Programa Lavoura Comunitária deve dobrar no próximo ano. O anúncio foi feito hoje durante lançamento da safra 2012/2013, que tem previsão de plantio de 8,7 mil hectares. A intenção é chegar a 19 mil hectares plantados em 2013. O acréscimo foi uma determinação do governador Marconi Perillo e será executado através do Plano de Ação Integrada de Desenvolvimento (PAI).

O vice-governador José Eliton representou o governador durante a solenidade e destacou que o Lavoura Comunitária tem a marca de Marconi Perillo, que retomou a produção ainda em seu primeiro governo. Na oportunidade, José Eliton lembrou que o programa tem um alcance maior que o de apenas produzir alimentos. “É uma iniciativa de natureza econômica, mas também social, que trabalha com a transformação e transmissão dos conhecimentos, ajudando até mesmo na qualificação da mão de obra”.

O programa, que já alcança quase 90 cidades, deve promover a inserção social para quase 18 mil famílias nessa safra, com investimentos superiores a R$ 3,8 milhões. Do total produzido, 2% dos alimentos são repassados à Organização das Voluntárias de Goiás (OVG), beneficiando cerca de 350 entidades filantrópicas em Goiás. Em 2007 o repasse foi de 150 toneladas de grãos. No ano passado foi registrado um recorde de produção, com o repasse de 550 toneladas de arroz e milho à OVG. Na safra 2012/2013, serão plantados milho (30% de área) e arroz (70% da área).

A solenidade de lançamento do programa contou com a participação do secretário de Agricultura, Antônio Flávio de Lima, o presidente da Emater, Luiz Humberto Guimarães, o presidente da Agência Goiana dos Municípios (AGM), Luiz Stival, o coordenador geral da OVG, Afrêni Gonçalves, o deputado estadual Valcenor Braz e o secretário de Articulações Institucionais, Daniel Goulart.

Fonte: Imprensa da Vice-governadoria /Fotos: Jota Eurípedes

Deixe seu Comentário

All fields marked with an asterisk (*) are required