O Centro de Saúde da Vila Santa Helena fará o trabalho de rastreamento e combate ao câncer de mama junto a comunidade local. Profissionais da própria unidade, com o apoio dos alunos do curso de enfermagem da Faculdade Estácio de Sá, começaram nesta semana a percorrer lojas, escolas, igrejas e residências da região em busca de mulheres para conscientizá-las sobre a prevenção a esta enfermidade.

A iniciativa propõe às mulheres a ida no Centro de Saúde para a realização dos exames que possam detectar o câncer de mama que, ao ser descoberto no início, tem altos índices de cura. A ação não tem data para terminar e as interessadas podem procurar a unidade, localizada na Rua 21 da Vila Paraíso ou obter mais informações pelo telefone 35241945.

Câncer de mama
O câncer de mama é provavelmente a patologia mais temida pelas mulheres. Isso se dá devido à sua alta frequência e sobretudo pelos seus efeitos psicológicos, que afetam a percepção da sexualidade e a própria imagem pessoal. Associado a essa problemática, encontram-se os elevados índices de incidência e mortalidade no Brasil, fazendo-se então necessário a implantação de estratégias efetivas de controle da doença, que incluam ações de promoção à saúde, prevenção e detecção precoce, quando esses se fizerem necessários.

O sintoma do câncer de mama palpável é o nódulo ou tumor no seio, acompanhado ou não de dor mamária. Podem surgir alterações na pele que recobre a mama, como abaulamentos ou retrações ou um aspecto semelhante à casca de uma laranja. Podem também surgir nódulos palpáveis na axila.

O histórico familiar é um importante fator de risco para o câncer de mama, especialmente se um ou mais parentes de primeiro grau (mãe ou irmã) foram acometidas antes dos 50 anos de idade. Entretanto, o câncer de mama de caráter familiar corresponde a aproximadamente 10% do total de casos de cânceres de mama. A idade constitui outro importante fator de risco, havendo um aumento rápido da incidência com o aumento da idade. A menarca precoce (idade da primeira menstruação), a menopausa tardia (após os 50 anos de idade), a ocorrência da primeira gravidez após os 30 anos e a nuliparidade (não ter tido filhos), constituem também fatores de risco para o câncer de mama.

Atualmente, o autoexame e o exame clínico das mamas e a mamografia são os meios mais utilizados para a detecção precoce do câncer de mama. Portanto, nenhuma dessas práticas devem ser desconsideradas no rastreamento de casos. Mesmo que não encontre nenhuma alteração no autoexame, a mulher tem que ter suas mamas examinadas uma vez por ano por um profissional de saúde.

Serviço
Assunto:Rastreamento de combate ao Câncer de Mama
Data: todos os dias
Horário: 7h às 18h
Local: Centro de Saúde Vila Santa Helena (Rua 21, quadra 21, lote 22 e 23, Vila Paraíso)
Informações: 35241945

Fonte: Prefeitura de Goiânia

Deixe seu Comentário

All fields marked with an asterisk (*) are required